Callinectes exasperatus

novembro 17th, 2008

Classificação 

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Família: Portunidae
Gênero: Callinectes
Espécie: Callinectes exasperatus

 


Descrição da espécie:
Carapaça com 4 dentes frontais bem desenvolvidos, par mediano mais estreito e ligeiramente mais curto do que o lateral. Margens antero-laterais fortemente arcadas com dentes, exceto o orbital externo e o lateral, curvados para a frente. Dentes progressivamente mais largos lateralmente, o quinto o mais largo. Espinho lateral forte. Superfície da carapaça bem granulada com concentração mais densa na parte central, e mais espaçada na frente da região epibranquial. Quelípodos robustos com linhas e cristas de todos os artículos bem granulados.

 

Distribuição Geográfica:

 Atlântico ocidental – Bermuda, Flórida, Golfo do México, Antilhas, Venezuela e Brasil (do Maranhão até Santa Catarina).

Distribuição local

Ocorre no estado de Sergipe.

 

Nome Popular:

 Siri cachorro, siriaçu (sinônimo de siri-do-mangue), siri-pimenta.

 

Importância Econômica:

 É de pouca importância comercial, se comparado com Calinectes sapidus (siri azul). É capturado com armadilhas, redes manuais e de arrasto.

 

Curiosidade

 Habitam águas salgadas e estuarinas, perto de bocas de rios e de manguezais, do entre-marés até 8 metros de profundidade. É o maior dos siris.


Texto escrito por: Juliana F. V. Munduruca

Referências Bibliográficas:

 

CERVIGÓN, F.; CIPRIANI, R.; FISCHER, W.; GARIBALDI, L.; HENDRICKX, M.; LEMUS, A. J.; MÁRQUES, R.; POUTIERS, J. M.; ROBAINA, G. & RODRIGUEZ, B. Guia de campo de las especies comerciales marinas y de aguas salobres de la costa septentrional de Sur America. Roma: Organizacion de las Naciones Unidas para la agricultura y la alimentacion, 1992.


 MASTALLER, M. Resumo da literatura sobre conceitos do uso de áreas de mangue, com referência especial para a aqüicultura artesanal. IBAMA

MELO, G. A. S. Manual de identificação dos Crustacea Decapoda do litoral brasileiro: Anomura, Thalassinidea, Palinuridea, Astacidea. São Paulo: Plêiade, 1999.

RODRIGUES, S. A. & SHIMIZU, R. M. As praias arenosas. Disponível em: www.usp.br/cebimar/ artigos/praia.html. Acessado em: 24/10/02.

RUPERT, E. E. & BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 6. ed. São Paulo: Roca, 1996.

VOLTAR

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião